
Palavra do ano! Não se trata de crise, de desigualdades, de desemprego, nada disso está mais em alta do que liderança. Podem abrir qualquer revista de negócios, acompanhem os lançamentos editoriais, todos têm falado muito mais sobre líderes do que qualquer outro tema.
Muito se tem falado à respeito devido aos últimos acontecimentos como, Obama presidente, Dilma e Serra tentando ser presidentes, Lula não deixar de querer ser presidente, aliás, ainda está tentando ser presidente... (mas não é esse o assunto em questão).
Muito provável que grandes líderes irão se destacar neste novo cenário, grandes marcas podem surgir, e com elas empresas hão de crescer, tudo às custas de algum visionário que consegue ver além crise, que consegue reunir seguidores num momento dos mais turbulentos.
Liderança, segundo está no Wikipédia, "É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam, voluntariamente, da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização." É o empresário que consegue ir além dos custos, é aquele que busca uma alternativa inovadora para driblar as intempéries, e com ele leva toda a sua equipe.
Empresas líderes são seguidas, muitas vezes suas ações são copiadas pela concorrência, porém, sempre está à frente, pois está sempre inovando, nunca se deixa estar na zona de conforto.
Mais do que comandar é preciso liderar, é prediso ser seguido voluntariamente, pois assim os resultados, com toda certeza, serão positivos.
As pessoas tendem a fazer mais do que são obrigadas quando acreditam no que fazem, e o papel do líder, do verdadeiro líder, é fazer com que sues liderados acreditem que o objetivo a ser alcançado realmente vale à pena o esforço.
Fazer acreditar, talvez seja esse o verdadeiro papel do líder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário