Atento à ascensão da classe C no Brasil, o grupo Amil fará uma grande campanha na mídia a partir de maio para lançar um novo leque de planos de saúde queagregue mais clientes desse segmento. A companhia desenvolveu um modelo diferenciado para ofertar serviços a um custo até 25% menor do que no padrão seguido tradicionalmente.
Após aquisição da Medial e de pequenas operadoras, o diretor comercial do Grupo, Norberto Birman, destaca que a empresa pretende ampliar a participação da classe média na sua carteira, queatualmente está na faixa de 15% a 20%.
“A despeito de o grupo Amil estar trabalhando nas diferentes camadas da população, por exemplo, os planos One Health para a classe A, estamos prestando atenção nocrescimento da classe C no País e agora temos uma linha de produtos mais interessante para competir nesse mercado com o mote de garantirmos o acesso a medicina de qualidade a um custo viável”, disse Birman, que participou nesta quarta-feira (27/04) do comitê de Saúde da Amcham-São Paulo.
“A despeito de o grupo Amil estar trabalhando nas diferentes camadas da população, por exemplo, os planos One Health para a classe A, estamos prestando atenção nocrescimento da classe C no País e agora temos uma linha de produtos mais interessante para competir nesse mercado com o mote de garantirmos o acesso a medicina de qualidade a um custo viável”, disse Birman, que participou nesta quarta-feira (27/04) do comitê de Saúde da Amcham-São Paulo.
A empresa, detentora das bandeiras One Health (classe A), Amil (classe B), Medial (classe C) e Dix/Amico (classes D e E), conta com 5,3 milhões de usuários, sendo um milhão de planos odontológicos, um milhão de planos médicos individuais e 3,3 milhões de planos médicos corporativos (35% referentes às pequenas e médiasempresas).
Dentro do orçamento
Os novos planos de saúde elaborados com ênfase na classe C possuem preços mais acessíveis pela conjunção de uma série de estratégias. Segundo o diretor, estarão disponíveis uma rede de hospitais satélites e uma equipe de médicos que seguem protocolos de atendimento com base científica, que levam em conta as melhores práticas.
Dentro do orçamento
Os novos planos de saúde elaborados com ênfase na classe C possuem preços mais acessíveis pela conjunção de uma série de estratégias. Segundo o diretor, estarão disponíveis uma rede de hospitais satélites e uma equipe de médicos que seguem protocolos de atendimento com base científica, que levam em conta as melhores práticas.
Outro diferencial é a formação de centros para atendimento a grupos específicos,como as clínicas de emagrecimento, de abordagem a problemas posturais, deimunologia, de gestação de alto risco, de planejamento familiar e para abandono do tabagismo. “Na área de dermatologia, por exemplo, reunimos jovens para orientar oconduzir os tratamentos de acne”, comentou. Dessa forma, a empresa atua na vertente preventiva e de maior efetividade dos tratamentos necessários versus custos.
Além dessas medidas, a política de coparticipação permite mensalidades maiscondizentes com os orçamentos das classes emergentes. “De acordo com a utilização (consultas e procedimentos), as pessoas pagam percentuais de coparticipação na mensalidade. Criamos um núcleo de monitoramento dos pacientes para que sejam realizados os exames preventivos e que o uso geral seja mais racional, quando há necessidade médica premente.” Nos meses em que a pessoa não usa os serviços médicos e laboratoriais, a economia é de até 25%.
Cadeia da saúde
Na reunião da Amcham, Elisa Bernd, gerente de pesquisas da Ipsos Public Affairs, apresentou o Observador Brasil, uma radiografia do consumidor em 2010, realizada para a Cetelem, braço de soluções de crédito no País do banco francês BNP Paribas.
O levantamento mostra evolução da classe C, que passou de 62,7 milhões debrasileiros em 2005, para um universo de 101,6 milhões em 2010. De acordo comElisa, a força de consumo no mercado brasileiro é reconhecida e há um clima deotimismo devido a melhora na renda familiar, criação de vagas de empregos, acesso aocrédito, movimento de bancarização e incremento das políticas sociais.
Além dessas medidas, a política de coparticipação permite mensalidades maiscondizentes com os orçamentos das classes emergentes. “De acordo com a utilização (consultas e procedimentos), as pessoas pagam percentuais de coparticipação na mensalidade. Criamos um núcleo de monitoramento dos pacientes para que sejam realizados os exames preventivos e que o uso geral seja mais racional, quando há necessidade médica premente.” Nos meses em que a pessoa não usa os serviços médicos e laboratoriais, a economia é de até 25%.
Cadeia da saúde
Na reunião da Amcham, Elisa Bernd, gerente de pesquisas da Ipsos Public Affairs, apresentou o Observador Brasil, uma radiografia do consumidor em 2010, realizada para a Cetelem, braço de soluções de crédito no País do banco francês BNP Paribas.
O levantamento mostra evolução da classe C, que passou de 62,7 milhões debrasileiros em 2005, para um universo de 101,6 milhões em 2010. De acordo comElisa, a força de consumo no mercado brasileiro é reconhecida e há um clima deotimismo devido a melhora na renda familiar, criação de vagas de empregos, acesso aocrédito, movimento de bancarização e incremento das políticas sociais.
A especialista ressaltou que, depois de suprir as necessidades básicas, a classeemergente busca mais qualidade de vida, desenvolvendo hábitos mais saudáveis. Nesse sentido, há espaço para incremento nos negócios de toda a cadeia da saúde noPaís, desde indústrias de medicamentos, farmácias, laboratórios e hospitais a operadoras de planos de saúde.
“Existem oportunidades e cabe às empresas da área da saúde se adequarem a essesconsumidores, oferecerem produtos e serviços que atendam às necessidades financeiras e de manutenção de saúde”, afirmou.
Na visão de Elisa, as empresas devem analisar e buscar aproximação com os clientes potenciais porque precisam derrubar barreiras culturais. “Essas pessoas nunca puderam pagar planos de saúde. Ainda há a percepção de que esses serviços sãocoisas para ricos.”
Por: Daniela Rocha
fonte: Amcham Brasil em www.amcham.com.br
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