Muito se houve falar sobre a gestão das empresas: “Empresas bem geridas tendem ao sucesso!” ou “Empresas quebram por falhas de gestão!”. São duas tendências muito observadas em nossa atualidade.
A palavra Gestão, segundo Luft define-se como “ação ou efeito de gerir; gerência; administração”. Vem do latim gerir que significa administrar, gerenciar, coordenar. Analisando a significação da palavra gestão podemos fazer uma correlação à palavra administração:do latim ad (direção, tendência para algo) e minister (pessoas), e designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. É utilizada em especial em áreas com corpos dirigentes poderosos, como por exemplo no mundo empresarial (administração de empresas) e em entidades dependentes dos governos (administração pública).
Dessa forma, conforme definição citada acima, podemos confirmar em Luft que administração é a ação ou efeito de administrar; gestão de negócios; pessoal que administra; direção; ato de conferir e ministrar.
Em aprofundamento a definição de administração segundo Travassos destacam-se a de Olivier Sheldan: ” É a função da indústria que se refere a determinação da política empresarial à coordenação das finanças, à produção e distribuição, ao estabelecimento da área da organização …” Na mesma linha de pensamento Travassos apud Glazer define que: Administração é a palavra que usamos para exprimir o desempenho de qualquer função que exceda a capacidade de uma só pessoa, começa no momento em que o indivíduo tendo muito o que fazer, arranja quem o ajuda, e atinge o seu completo desenvolvimento nas grandes empresas privadas, ou nas repartições governamentais.
Segundo Chiavenato apud Fayol, apresenta a definição do ato de administrar como sendo: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.Prever é organizar o futuro e traçar o programa de ação; Organizar é constituir o duplo organismo material e social da empresa; Comandar é dirigir e orientar o pessoal. Coordenar é ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos. Controlar é verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
O termo Gestão passou a significar de forma mais comum a interferência direta dos gestores nos sistemas e procedimentos empresariais. A palavra empresarial tem seu significado ao que está “relativo a empresa ou a empresário”. Luft. Sendo assim os termos administração, gestão e empresarial possuem definições semelhantes fazendo com que dessa maneira seus conceitos tornem-se interligados.
Nas empresas uma boa gerência faz uma grande diferença, por isso para Gomes: “O bom relacionamento entre gestores e colaboradores é primordial para o bom desenvolvimento das organizações” afirma também que nos atuais modelos de gestão, os líderes tem como responsabilidade a definição das metas metas e o icentivo à equipe por isso não controlam tanto o trabalho; e ainda informa que fazer com que toda a equipe tenha o mesmo objetivo e que cada um entenda sua importância é o maior desafio de um gestor, que assim para ser considerado um bom líder, deve aprender a administrar conflitos, saber escutar, se posicionar no lugar do outro, respeitar a individualidade de cada um, aceitar pontos de vista diferentes e, antes de tudo, zelar e auxiliar o colaborador na busca do seu crescimento. O diálogo se mostra como a ferramenta mais eficaz para que os objetivos da empresa sejam atingidos.
O gestor hoje precisa estar apto a perceber, refletir, decidir e agir em condições totalmente diferentes das de antes (passado). No passado, bastavam medidas contábeis e financeiras de desempenho, uma vez que ações que geravam bons resultados tendiam a permanecer efetivas com o passar do tempo. Nos tempos de hoje as empresas tem que se adaptarem a um bom sistema de gestão empresarial, conforme menciona Kaplan; Norton: Hoje muitas organizações estão captando dados sobre operações, sobre transações, e dados sobre clientes e fornecedores no sistema de gestão empresarial ERP. Empresas com bom sistema de gestão empresarial tem condições de conectar os BSC aos bancos de dados transacionais possibilitando a atualização automática e contínua de muitos indicadores de scorecard.
“Atualmente a implantação de indicadores de mensuração estratégica, como o Balanced Scorecard, auxiliam na medição da eficácia da estratégia empresarial”. D’Ajuz. A tecnologia disponibiliza sistemas de software que proporcionam às empresas um maior conforto e segurança com relação gestão de uma empresa.
Como bem coloca MCT, FINEP & PADCT apud Peter Drucker: “A gestão lida com ações e aplicações e é confirmada pelos resultados que obtém: isto faz dela uma tecnologia; mas lida também com pessoas, seus valores, seu crescimento e desenvolvimento e isto a torna uma ciência humana e moral”.
Glossário:
-ERP: Enterprise Resouces Planning (Planejamento de Recursos Empresariais)
- BSC: Balanced Scorecard pode ser traduzida para Indicadores Balanceados de Desempenho…Balanced Scorecard é uma metodologia disponível e aceita no mercado desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Os métodos usados na gestão do negócio, (…), baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a TI ou tecnologia da informação como solução de apoio…
As formas e maneiras de um bom relacionamento entre os gestores e demais colaboradores de uma determinada empresa, torna-se de extrema importância para o bom funcionamento desta empresa.
O gestor na atualidade demonstra um papel de grande responsabilidade principalmente com as relações humanas sabendo agir e pensar como um líder, e tendo que estar apto a lidar com as novas tecnologias disponibilizadas para um bom gerenciamento das empresas. Dessa forma manter o equilíbrio dentro da empresa, a boa liderança, sendo objetivo favorecerá a durabilidade desta empresa.
Fonte: www.inframicro.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário