quinta-feira, 26 de maio de 2011

Orgulho Cidadão!

Hoje foi o primeiro dia em que me orgulhei de verdade de nossa presidente. Confesso, não votei nela, também sou um descrente na sua real capacidade de gerir o país, sobretudo nas questões referentes à economia (se bem que pior do que com o Lula não poderia ficar...ou pode?). Mas hoje, ao vetar a possibilidade de distribuição do "kit gay", ela demonstrou que não está em cima do muro, que tem poder de decidir e, graças ao bom censo, decidiu corretamente. 
O que é o certo ou errado referente à opção sexual? Não sei.
Só sei que propagar uma opção, que é da minoria, é errado e ponto. É como a democracia: não votei na presidente, não gosto do estilo de governo petista, mas nesse caso sou a minoria e, por isso, tenho que aceitá-la e respeitá-la, faz parte do jogo. 
Nem por isso eu gostaria que fizessem propaganda à opção do heterossexualismo. 
Acordemos gente!!! Ontem...o governo lançou uma cartilha permitindo a construção de frases sem concordância verbal, já imaginaram as pessoas conversando e um amigo diz pro outro: "nóis vai pesca". Tudo bem, uma coisa nada tem à ver com a outra...CLARO que tem, é educação...educação fundamental, de base. Nossa preocupação deve estar na defesa dos direitos de todos os seres, incluindo o respeito à sua opção sexual, mas acredito que para sanar esta doença de muitos, sim, doença, para mim preconceito também é uma doença, devemos mudar a cultura de toda uma nação, e isso se faz com uma educação de níveis acima dos aceitáveis em primeiro mundo. 
Bullying, preconceito, não aceitação, qualquer coisa que prejudique o próximo deve ser combatido, sempre com EDUCAÇÃO.
Outra possibilidade de veto é o novo código florestal, parabéns à presidente mais uma vez, pois não está em cima do muro para agradar a uma "base aliada", uma meia duzia de deputados irresponsáveis para com o futuro deste país, ou podemos dizer uma meia dúzia de deputados fazendeiros, que já destruiram alguns tantos milhões de hectares de florestas e agora têm medo de pagar algumas "multinhas"...
Parabéns à presidente que ameaçou não ficar sobre o muro como fazia seu antecessor e está com o pensamento no futuro desta nação, e também no presente, afinal, a economia internacional está sob o julgamento de quem, muito adequadamente, se preocupa com a natureza. 
Porquê não punir quem já destruiu tanto? 
To começando a mudar minha opinião... 

Liderança...

Qual o significado da palavra liderança?
O autor Cesar Souza em seu programa "Líderes em Ação" trás de maneira muito clara e simplificada o significado do verbo liderar. Quais competências, atitudes, habilidades que um líder deve ter para conduzir seus liderados. Nem sempre um chefe é um líder e/ou nem sempre um líder é o chefe. 

Vale conferir e acompanhar este programa!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Qualidade total em sua empresa e vida profissional...

Técnica de origem japonesa, o Housekeeping ou mais conhecido 5S, orienta a implantação da Gestão pela Qualidade Total. Confira algumas dicas de como aplicá-la em sua empresa.
Housekeeping ou popularmente conhecido como 5S é um programa de melhoria comportamental, cuja principal característica é a simplicidade. Consiste em um conjunto de cinco normas que visa manter e otimizar a organização de qualquer local de trabalho.
Essa técnica foi desenvolvida no Japão e utilizada inicialmente pelas donas-de-casa para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar. 
No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) em suas empresas, perceberam que a técnica de Housekeeping seria um programa básico para o sucesso da QT.

É importante salientar que não apenas as grandes empresas podem se beneficiar da técnica de housekeeping, mas também as micros, pequenas e médias empresas, lojas e até mesmo as donas de casa podem otimizar suas atividades, conseguindo melhores resultados com menor esforço.
É um programa simples de ser aplicado. Por meio de trabalhos de racionalização, organização, limpeza, conservação e disciplina sua empresa se transformará num ambiente saudável para todos os colaboradores, clientes e fornecedores. No Brasil a técnica é popularmente conhecida por 5S, iniciais das cinco palavras em língua japonesa que orientam o programa:
1 - Seiri (liberação da área ou espaço): liberar seu espaço de trabalho dos elementos desnecessários. Dê uma boa olhada a sua volta e observe o que não tem utilização e que podem (ou devem) ser descartados.
2 - Seiton (organização): facilita a utilização dos itens de uso. Separar esse material e guardá-los em uma ordem de “uso imediato, uso frequente, uso esporádico e uso eventual” ajuda na hora de utilizá-los.
3 - Seiso (limpeza): limpar seu local de trabalho. Reserve alguns minutos diariamente para desempenhar essa tarefa. Limpe inspecionando e lembre-se, limpar elimina riscos. Elabore um pequeno programa que padronize a hora, a ordem e os objetos a serem limpos.
4 - Seiketsu (padronização): manter sempre um alto padrão de arrumação e organização no local de trabalho.
5 - Shitsuke (disciplina): treinar as pessoas para seguir uma boa disciplina de housekeeping espontaneamente. Essa pode ser a parte mais difícil do programa.
E não descarte a possibilidade de contratar uma auditoria especializada para ministrar cursos e acompanhar o desempenho do programa dentro de sua empresa. Procure também elaborar um relatório periódico sobre o desempenho seu e da sua equipe.
Esse programa deve ser implementado com o objetivo específico de melhorar as condições de trabalho e criar o "ambiente da qualidade", ou seja, iniciar uma mudança de cultura na empresa que favoreça a implantação da Gestão pela Qualidade Total em todos os seus ambientes. Mas como aplicar essa técnica?
Primeiramente é necessário estruturar o programa:
- Treinamento nos cinco sensos da Qualidade (5S's);
- Definição do Gestor do Programa;
- Implantação;
- Manutenção do Programa.

Fatores chave:
Para se ter sucesso na implantação de qualquer programa de melhorias é necessário observar cinco fatores-chave:
- Educação e treinamento
- Envolvimento de todos
- Metodologia adequada
- Assistência de consultoria externa
- Apoio incondicional da direção

O tempo médio de implantação varia de 3 a 6 meses de acordo com a maturidade da empresa.
Agora que você conhece os preceitos do housekeepings comece agora mesmo a aplicá-lo. Os benefícios são inúmeros, pois a eficiência e a produtividade aumentam enquanto que o esforço necessário para realizar a mesma atividade diminui.
Portal HSM 
19/05/2011

http://www.hsm.com.br/artigos/qualidade-total-em-sua-empresa-e-vida-profissional-0?utm_source=newsletter&utm_medium=19-05_produtividade&utm_campaign=ualidade-total-em-sua-empresa-e-vida-profissional-0 

terça-feira, 17 de maio de 2011

10 Dicas para você ganhar mais tempo no seu dia!

 Qualquer coisa que você puder fazer para melhorar sua organização fará diferença para a melhoria da sua produtividade, melhor gerenciamento do seu tempo e também para a proteção do seu bolso.

Hábitos básicos como utilizar a agenda de forma plena, usar um sistema de arquivos com classificação adequada, trabalhar num espaço organizado, ter o costume de planejar o trabalho e as tarefas ou ainda utilizar os recursos da tecnologia de forma eficiente podem fazer toda a diferença do mundo, para o seu tempo render mais.

Às vezes escuto as pessoas dizendo "preciso me organizar melhor. Quando tiver um tempo, vou fazer isso". Posso garantir uma coisa: este tempo nunca vai aparecer nem sobrar na sua programação. Ele precisa ser criado por você e isso depende apenas de uma atitude sua.

1. Acorde mais cedo
Coloque o alarme para 15 minutos mais cedo e adiante o seu dia.
2. Planeje o que vai vestir na noite anterior
Deixe a roupa separada e pronta para vestir. Você irá economizar bons minutos do seu dia.
3. Mantenha sua mesa de trabalho organizada
Saber onde estão seus papéis e documentos, e saber onde guardá-los vai economizar bastante tempo ao longo do seu dia. Deixar a mesa limpa e mantendo sobre ela apenas aquilo em que está trabalhando no momento vai ajudar você a manter o foco e terminar as tarefas mais rápido.
4. Mantenha seu computador organizado
Desktop limpo e com poucos ícones, pastas organizadas e arquivos nomeados corretamente ajudam bastante na hora de encontrar o que você precisa, economizando muito tempo ao longo do dia. Organizar as suas pastas de e-mails e manter a caixa de entrada sempre vazia é também fundamental para melhorar a sua produtividade no trabalho.
5. Utilize sua agenda e crie listas de memória
Não tente lembrar as coisas de cabeça. Isso vai aumentar o seu estresse e o risco de você esquecer coisas importantes, que podem gastar inutilmente o seu tempo.
6. Cozinhe o suficiente para 2 refeições
Quando for cozinhar e preparar seus alimentos, procure fazer uma porção maior, depois divida em dois e congele se necessário, economizando assim o tempo na próxima refeição.
7. Concentre suas chamadas telefônicas
Faça uma lista das ligações que tem que fazer, anotando os números de telefone e assuntos. Depois separe um tempo e faça todas as ligações em sequência. Isso economiza tempo e deixa seu dia mais organizado.
8. Planeje seu dia de trabalho
Ao final de cada dia planeje o dia seguinte. Realoque compromissos e tarefas na sua agenda e tenha claro o que irá fazer. Isso faz com que você vá para casa com a cabeça mais tranquila, economiza tempo e melhora sua produtividade. Lembre-se: uma hora de planejamento pode economizar até 10 horas de trabalho.
9. Aprenda a utilizar os recursos do seu smartphone
Utilizar a agenda (calendário), o bloco de anotações, o GPS e tantos outros aplicativos de produtividade pode fazer uma incrível diferença na hora de administrar suas tarefas e atividades, dando a você mais controle sobre o uso do seu tempo.
10. Faça as compras pela Internet
Depois de aprender a se organizar para isso e criar este hábito, esta tarefa será rápida e vai economizar muitas horas na sua semana.

Fonte: José Luiz S. Cunha - é CEO do Organize sua Vida - em www.administradores.com.br  


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Definitivamente "o que é Gestão Empresarial"?

Muito se houve falar sobre a gestão das empresas: “Empresas bem geridas tendem ao sucesso!” ou “Empresas quebram por falhas de gestão!”. São duas tendências muito observadas em nossa atualidade.
A palavra Gestão, segundo Luft define-se como “ação ou efeito de gerir; gerência; administração”. Vem do latim gerir que significa administrar, gerenciar, coordenar. Analisando a significação da palavra gestão podemos fazer uma correlação à palavra administração:do latim ad (direção, tendência para algo) e minister (pessoas), e designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. É utilizada em especial em áreas com corpos dirigentes poderosos, como por exemplo no mundo empresarial (administração de empresas) e em entidades dependentes dos governos (administração pública).
Dessa forma, conforme definição citada acima, podemos confirmar em Luft que administração é a ação ou efeito de administrar; gestão de negócios; pessoal que administra; direção; ato de conferir e ministrar.
Em aprofundamento a definição de administração segundo Travassos destacam-se a de Olivier Sheldan: ” É a função da indústria que se refere a determinação da política empresarial à coordenação das finanças, à produção e distribuição, ao estabelecimento da área da organização …” Na mesma linha de pensamento Travassos apud Glazer define que: Administração é a palavra que usamos para exprimir o desempenho de qualquer função que exceda a capacidade de uma só pessoa, começa no momento em que o indivíduo tendo muito o que fazer, arranja quem o ajuda, e atinge o seu completo desenvolvimento nas grandes empresas privadas, ou nas repartições governamentais.
Segundo Chiavenato apud Fayol, apresenta a definição do ato de administrar como sendo: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.Prever é organizar o futuro e traçar o programa de ação; Organizar é constituir o duplo organismo material e social da empresa; Comandar é dirigir e orientar o pessoal. Coordenar é ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos. Controlar é verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
O termo Gestão passou a significar de forma mais comum a interferência direta dos gestores nos sistemas e procedimentos empresariais. A palavra empresarial tem seu significado ao que está “relativo a empresa ou a empresário”. Luft. Sendo assim os termos administração, gestão e empresarial possuem definições semelhantes fazendo com que dessa maneira seus conceitos tornem-se interligados.
Nas empresas uma boa gerência faz uma grande diferença, por isso para Gomes: “O bom relacionamento entre gestores e colaboradores é primordial para o bom desenvolvimento das organizações” afirma também que nos atuais modelos de gestão, os líderes tem como responsabilidade a definição das metas metas e o icentivo à equipe por isso não controlam tanto o trabalho; e ainda informa que fazer com que toda a equipe tenha o mesmo objetivo e que cada um entenda sua importância é o maior desafio de um gestor, que assim para ser considerado um bom líder, deve aprender a administrar conflitos, saber escutar, se posicionar no lugar do outro, respeitar a individualidade de cada um, aceitar pontos de vista diferentes e, antes de tudo, zelar e auxiliar o colaborador na busca do seu crescimento. O diálogo se mostra como a ferramenta mais eficaz para que os objetivos da empresa sejam atingidos.
O gestor hoje precisa estar apto a perceber, refletir, decidir e agir em condições totalmente diferentes das de antes (passado). No passado, bastavam medidas contábeis e financeiras de desempenho, uma vez que ações que geravam bons resultados tendiam a permanecer efetivas com o passar do tempo. Nos tempos de hoje as empresas tem que se adaptarem a um bom sistema de gestão empresarial, conforme menciona Kaplan; Norton: Hoje muitas organizações estão captando dados sobre operações, sobre transações, e dados sobre clientes e fornecedores no sistema de gestão empresarial ERP. Empresas com bom sistema de gestão empresarial tem condições de conectar os BSC aos bancos de dados transacionais possibilitando a atualização automática e contínua de muitos indicadores de scorecard.
“Atualmente a implantação de indicadores de mensuração estratégica, como o Balanced Scorecard, auxiliam na medição da eficácia da estratégia empresarial”. D’Ajuz. A tecnologia disponibiliza sistemas de software que proporcionam às empresas um maior conforto e segurança com relação gestão de uma empresa.
Como bem coloca MCT, FINEP & PADCT apud Peter Drucker: “A gestão lida com ações e aplicações e é confirmada pelos resultados que obtém: isto faz dela uma tecnologia; mas lida também com pessoas, seus valores, seu crescimento e desenvolvimento e isto a torna uma ciência humana e moral”.
Glossário:
-ERP: Enterprise Resouces Planning (Planejamento de Recursos Empresariais)
- BSC: Balanced Scorecard pode ser traduzida para Indicadores Balanceados de Desempenho…Balanced Scorecard é uma metodologia disponível e aceita no mercado desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Os métodos usados na gestão do negócio, (…), baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a TI ou tecnologia da informação como solução de apoio…
As formas e maneiras de um bom relacionamento entre os gestores e demais colaboradores de uma determinada empresa, torna-se de extrema importância para o bom funcionamento desta empresa.
O gestor na atualidade demonstra um papel de grande responsabilidade principalmente com as relações humanas sabendo agir e pensar como um líder, e tendo que estar apto a lidar com as novas tecnologias disponibilizadas para um bom gerenciamento das empresas. Dessa forma manter o equilíbrio dentro da empresa, a boa liderança, sendo objetivo favorecerá a durabilidade desta empresa.

Fonte: www.inframicro.com.br 

sábado, 7 de maio de 2011

O Boticário...

Esta postagem os levará à história de sucesso de Miguel Krigsner, o fundador de um dos maiores cases de sucesso empreendedor dos últimos tempos. Um visionário, impetuoso e corajoso empreendedor. Acompanhem: http://www.casodesucesso.com/?conteudoId=70